Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuvas de verão em SP já deixam 24 mortos e 14 cidades em emergência

10.fev.2020 - De bote, bombeiros resgatam ilhados em enchente de São Paulo - RAHEL PATRASSO/REUTERS
10.fev.2020 - De bote, bombeiros resgatam ilhados em enchente de São Paulo Imagem: RAHEL PATRASSO/REUTERS

José Maria Tomazela

Sorocaba

28/02/2020 10h12

As chuvas deste verão já causaram a morte de 24 pessoas e deixaram 14 cidades em emergência no estado de São Paulo, segundo a Defesa Civil. Outras 50 pessoas ficaram feridas. Houve ainda 587 desabrigados e 5.150 desalojados em razão das chuvas. O relatório cobre o período de 1º de dezembro de 2019 até hoje, mas a maioria das ocorrências é deste ano. O maior número de mortes (13) aconteceu em inundações e enchentes. Houve ainda seis mortes por deslizamentos.

A Operação Verão, coordenada pela Defesa Civil do Estado, vai até o dia 31 de março. No verão passado, no período total de quatro meses, foram registradas 41 mortes e 73 pessoas feridas em decorrência de eventos climáticos.

Ontem, um motorista de 80 anos morreu após cair em uma vala aberta pelas chuvas na rodovia vicinal Almino Afonso, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. Segundo a Guarda Municipal da cidade, a enxurrada arrancou uma tubulação de concreto no aterro da estrada, abrindo uma cratera. O solapamento teria acontecido minutos antes da chegada do caminhão, carregado de areia, que não conseguiu frear. Na queda, o motorista foi soterrado pela areia e não resistiu.

De acordo com a coordenadoria estadual de Defesa Civil, das 14 cidades que decretaram situação de anormalidade (emergência ou calamidade pública), cinco - São Carlos, Taquaritinga, Itápolis, Bebedouro e Botucatu - já tiveram essa condição homologada pelo estado. Ainda esperam o reconhecimento Salto, Taboão da Serra, Santa Cruz da Esperança, Bofete, Caieiras, Osasco, Andradina, Pirapora do Bom Jesus e Laranjal Paulista.