Topo

Secretaria de Saúde do Rio confirma 8 casos de coronavírus no Estado

Mariana Durão

Rio de Janeiro

09/03/2020 17h52

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou nesta segunda-feira, 9, que já há oito casos de coronavírus confirmados no Estado. Até ontem eram apenas três pacientes com teste positivo para o Covid-19. O Rio tem ainda 123 pessoas com suspeita da doença.

Os novos pacientes são três homens (de 27, 42 e 70 anos) e duas mulheres (de 56 e 61 anos) que residem em Niterói (1) e Rio de Janeiro (4). Todos estão em isolamento domiciliar e apresentam estado de saúde estável. Além deles há uma paciente com coronavírus em Barra Mansa e outras duas na capital.

De acordo com a secretaria, os pacientes retornaram de viagens à Europa, entre os dias 3 e 5 de março, com passagem por países como Itália, Portugal, Espanha, Suíça, Holanda, Israel, Egito e Grécia, apresentando febre, tosse e mialgia, entre outros sintomas. Quatro deles recorreram à rede de saúde particular e um recebeu atendimento médico domiciliar.

"Reforço que, até o momento, continuamos sem transmissão ativa do vírus no Rio de Janeiro. Os casos confirmados até agora são importados do exterior. Permanecemos no Nível Zero do nosso plano de contingência. Alerto a população para os cuidados para prevenir o contágio, como higienizar as mãos com frequência e evitar levá-las ao rosto", explica Edmar Santos, secretário de Estado de Saúde.

O secretário esclarece ainda que técnicos da SES analisam o comportamento do vírus no Hemisfério Sul, como grau de transmissibilidade e letalidade.