Topo

Esse conteúdo é antigo

Ministério da Saúde pagará bônus mensal a residente de Medicina e outras áreas durante pandemia

Profissional médico com roupa de proteção atende paciente do novo coronavírus em hospital de Roma (Itália) - GUGLIELMO MANGIAPANE
Profissional médico com roupa de proteção atende paciente do novo coronavírus em hospital de Roma (Itália) Imagem: GUGLIELMO MANGIAPANE

Luci Ribeiro

Brasília

30/03/2020 10h08

O Ministério da Saúde vai pagar bônus mensal de R$ 667 aos residentes de saúde que atuarem no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus no país. O valor será pago durante seis meses diretamente aos profissionais que cursam "Programas de Residência Médica e Residência em Área Profissional da Saúde".

A portaria com a regulamentação está publicada no Diário Oficial da União (DOU). Segundo o ato, o prazo de seis meses poderá ser prorrogado, mas ficando limitado à vigência do estado de calamidade pública decretado no país em virtude da covid-19.

Denominado "O Brasil Conta Comigo - Residentes na área de Saúde", o programa tem como objetivos ampliar a cobertura na assistência aos usuários do SUS em todos os níveis de atenção, especialmente no enfrentamento da emergência da covid-19, e reduzir o tempo de espera nos atendimentos de usuários do SUS com condições de alto risco em unidades de pronto atendimento e emergências hospitalares nos casos da infecção pelo novo coronavírus.

De acordo com a portaria, o programa vai contar com profissionais de saúde que estejam efetivamente cursando programas de residência voltados "ao atendimento da população em todos os níveis da atenção à saúde" e "à gestão em saúde".

O pagamento previsto na portaria alcança residentes financiados pelo Ministério da Saúde e também por outros órgãos ou entidades públicas federais, estaduais, distritais ou municipais e entidades sem fins lucrativos.

Coronavírus liga alerta pelo mundo