Topo

Correção: Maia sobre Weintraub: 'não poderia ser ministro de pasta nenhuma'

Gregory Prudenciano e Gustavo Porto

São Paulo

29/05/2020 18h16

Att. Srs: A matéria publicada anteriormente estava com a assinatura do repórter incorreta. Segue novamente com a assinatura correta:

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta sexta-feira, 29, "é uma pena para o Brasil ter um ministro desqualificado" como o titular da Educação, Abraham Weintraub. Segundo Maia, um "homem com essa qualidade não poderia ser ministro de pasta nenhuma" após pedir, em reunião com o presidente Jair Bolsonaro, a prisão de autoridades, a começar pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

"O homem que desrespeita a democracia não poderia estar em um governo que se diz democrático", afirmou Maia em live organizada pela revista IstoÉ. As críticas de Maia contra Weintraub foram retomadas após o deputado afirmar que não falaria mais sobre o ministro, porque as declarações acabam fortalecendo o titular da Educação.

No entanto, o presidente da Câmara poupou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. Maia considerou a fala de Salles, na mesma reunião, sobre "passar o trator" para acelerar a aprovação de medidas durante a pandemia como "uma ideia de espertalhão". Segundo o deputado, as declarações de Salles sobre o meio ambiente podem atrapalhar investimentos estrangeiros no Brasil.

Já sobre Damares, Maia afirmou que é "um direito dela" tentar levar adiante a proposta de processar e colocar na cadeia governadores, como a ministra afirmou na reunião de 22 de abril.

'Enfrentamento contra Supremo é muito ruim'

Maia também voltou a criticar na tarde desta sexta os sucessivos enfrentamentos do presidente Jair Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF). Maia disse que o STF é uma "instituição vital para a sociedade" e que é necessário o respeito às decisões tomadas por integrantes da Corte.

"O ideal é que a gente respeite as decisões do Supremo. Mas a gente tem o direito de divergir", ressaltou Maia, que defendeu que as divergências sejam tocadas dentro do devido processo democrático.

Questionado sobre os pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro que se acumulam na Câmara, Maia alertou que não é o momento para tocar um processo de tamanho impacto político. "Esse é um processo político que precisa ser avaliado com isenção. No momento adequado, vamos avaliar se há ou não o crime de responsabilidade. No momento, estamos tenteando achar o caminho que una os nossos cacos", explicou o parlamentar.