Topo

Esse conteúdo é antigo

UTIs lotam em 19 hospitais públicos; Einstein tem recorde

Rodrigo Félix Leal/ANPr
Imagem: Rodrigo Félix Leal/ANPr

João Prata

06/03/2021 08h30

Dezenove hospitais públicos do Estado de São Paulo tinham ontem 100% de ocupação nas UTIs e outros seis já superavam a taxa de 90%. Na rede privada, o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, bateu recorde de novas internações pela covid-19 desde o início da pandemia, com 166 pacientes na terapia intensiva e na enfermaria.

Entre as unidades com UTIs cheias estão os Hospitais das Clínicas de Botucatu e o Regional de Sorocaba, no interior, os Gerais de Pedreira, São Mateus e Itaim Paulista, na capital, e os Gerais de Guarulhos e Itapecerica da Serra, Grande São Paulo. Apesar da semana de alta, o sistema Cross, de regulação de vagas, tem distribuído pacientes segundo as taxas de ocupação.

O Instituto Emílio Ribas também está com 100% dos leitos ocupados, sendo 97% por causa da covid. O diretor técnico Luiz Carlos Pereira Júnior diz que a unidade não está colapsada, mas no limite. "As regulações de leitos de enfermaria e UTI, do Estado e município, estão muito ágeis e há colaboração, em rede, que permite a racionalização do uso dos leitos."

Rede privada

No Einstein, antes do início desta semana, o pico havia sido em 19 de janeiro, quando 155 novos infectados foram admitidos na unidade de referência. A taxa de ocupação total (covid e não covid) atingiu 96% e a maior parte dos internados é da própria cidade.

A previsão dos médicos do hospital é de que as próximas duas semanas sejam ainda piores. Por isso novos leitos serão abertos - nessa semana foram 36, entre enfermaria e UTI. Além da ampliação, o Einstein criou um sistema de gerenciamento por telemedicina, para acelerar as altas e monitorar os pacientes também em casa.

O Sírio Libanês também está com taxa de ocupação geral em 96%. São 531 leitos ocupados. Desse total, 184 são internados pela covid - 50 estão em UTI. Durante toda a semana, a taxa de ocupação geral do hospital esteve no patamar dos 90%.

No Rede de Hospitais São Camilo, a taxa de ocupação dos leitos para covid-19 é de 87% na enfermaria e de 84% na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). "No entanto, como este número tem variado constantemente, novos leitos poderão ser abertos conforme a necessidade", informou o hospital.

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz está com 88% de ocupação de leitos de UTI covid. As unidades de enfermaria estão 90% ocupadas. No total, são 137 internados - 51 em UTI. Onze novos leitos de UTI covid, 13 leitos de unidades de internação serão abertos em março.

Segundo dados de ontem da Secretaria Estadual da Saúde, as taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 79,1% na Grande São Paulo e 77,4% no Estado. O número de pacientes internados é de 18.404, sendo 10.311 em enfermaria e 8.093 em unidades de terapia intensiva, também recorde na pandemia.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.