PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
1 mês

Nise Yamaguchi diz que declarações de Barra Torres não representam a realidade

Nise Yamaguchi - Reprodução/YouTube
Nise Yamaguchi Imagem: Reprodução/YouTube

Pedro Caramuru

11/05/2021 19h41Atualizada em 11/05/2021 20h37

A médica Nise Yamaguchi afirmou que as declarações do diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antonio Barra Torres, "não representam a realidade".

Em depoimento hoje à CPI da Covid no Senado, Barra Torres afirmou que a médica foi responsável por sugerir a inclusão de recomendação para uso da cloroquina contra o novo coronavírus na bula do medicamento. O remédio, entretanto, não possui eficácia comprovada contra a doença.

Em nota, Nise afirma que é médica imunologista e oncologista, e que assessorou "os últimos quatro governos federais, bem como o do estado de São Paulo".

"Já existem evidências científicas comprovadas para o uso de medicações que possam auxiliar no combate às fases iniciais da covid-19 e, caso seja convocada, estarei à disposição da CPI da Covid-19 para esclarecimentos", destaca.

A CPI da Covid foi criada no Senado após determinação do Supremo. A comissão, formada por 11 senadores (maioria é independente ou de oposição), investiga ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais a estados e municípios. Tem prazo inicial (prorrogável) de 90 dias. Seu relatório final será enviado ao Ministério Público para eventuais criminalizações.