Topo

Esse conteúdo é antigo

Nova frente fria atinge o Brasil nesta semana

Movimentação na Avenida Paulista em São Paulo (SP) com frio e bastante chuva. Termômetro na região registra 12ºC  - DANILO M YOSHIOKA/ESTADÃO CONTEÚDO
Movimentação na Avenida Paulista em São Paulo (SP) com frio e bastante chuva. Termômetro na região registra 12ºC Imagem: DANILO M YOSHIOKA/ESTADÃO CONTEÚDO

Redação

São Paulo

26/07/2021 10h05Atualizada em 26/07/2021 10h44

Associado a uma intensa massa de ar polar, o avanço de uma nova frente fria deve diminuir as temperaturas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País ao longo desta semana. Em boa parte das regiões, o ápice do frio acontece entre quinta-feira, 29, e sexta-feira, 30, com temperaturas negativas e geadas previstas em ao menos sete Estados. No fim da semana, pode nevar em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Uma semana após cidades do Sul registrarem temperaturas mais baixas do que a Patagônia e bases da Antártida, uma nova frente fria chega ao País já nesta segunda-feira, 26, e pode se tornar a mais forte já registrada em 2021, segundo o Climatempo.

Na maior parte do Brasil, o ápice do frio deve ocorrer entre quinta e sexta. São esperadas temperaturas negativas para Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, e sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Episódios de geadas são previstos para todos estes Estados, porém devem ser mais intensos no Sul do País.

Na serra gaúcha o frio pode ser ainda pior no sábado, 31. O Climatempo prevê que a região, assim como a área serrana de Santa Catarina, possa alcançar, ao longo desta semana, um novo recorde de menor temperatura em 2021, chegando a valores entre -8°C e -10°C.

Entre quinta e sábado, os três Estados do Sul do País podem registrar a ocorrência de neve. O fenômeno decorre da combinação das baixas temperaturas com o aumento da umidade proporcionada por um ciclone extratropical, localizado no litoral da região.

Os efeitos da frente fria também podem chegar a Estados da região Norte e Nordeste, mas em menor intensidade. O Climatempo alerta que o frio deve continuar durante o início de agosto, com chances média e alta de geada no Sudeste e Sul do Brasil.