Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeitura de SP vai divulgar tipo de vacina disponível para 2ª dose nas UBS

Paula Felix

São Paulo

26/07/2021 16h54

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda-feira, 26, que os tipos de imunizantes disponíveis para aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 vão passar a ser divulgados no Filômetro, site que mostra o status das filas nos pontos de vacinação da capital. A meta é de que a informação passe a ser mostrada ainda nesta semana.

Em agenda nesta manhã, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) voltou a abordar o erro que levou ao cancelamento do calendário de vacinação da população com 28 anos. Segundo ele, o anúncio das novas datas deve ser realizado após anúncio da gestão estadual sobre distribuição de mais doses.

"Nós tínhamos uma informação e a gente reconhece que pode ter tido uma interpretação não correta. A gente fica querendo antecipar a vacina. Era uma programação de chegada de vacinas que não se confirmou. O governador vai fazer um anúncio na quarta-feira sobre a chegada de doses, vai informar os prazos, e pode até ser que, até quinta-feira, a gente retome a vacinação para a população de 28 anos."

De acordo com Nunes, a cidade de São Paulo chegou à vacinação de 80% da população elegível com a primeira dose e não há riscos de falta de segunda dose para a população.

Para evitar que as pessoas precisem ir a mais de um posto para tomar a segunda dose, ele afirmou que o site da Prefeitura está sendo ajustado para mostrar os imunizantes disponíveis. A informação não estará disponível para quem vai tomar a primeira dose. A medida é para evitar o comportamento dos "sommeliers de vacina", como ficaram conhecidas as pessoas que vão a mais de uma unidade para tentar escolher o imunizante que vai tomar.

"A gente está adequando o nosso sistema, o De Olho na Fila, para informar naquele software qual UBS (Unidade Básica de Saúde) terá o tipo de dose para a segunda dose para melhorar a logística." Ainda de acordo com Nunes, 218 mil pessoas na capital perderam o prazo e não tomaram a segunda dose.

A nova função deve estar disponível nos próximos dias. "É para evitar de ir no posto de saúde e não ter o imunizante que a pessoa precisa. Para não bater em uma unidade que não tem a dose. Estamos tentando correr para ter ainda nesta semana o dispositivo", informou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.