Topo

Esse conteúdo é antigo

Idoso morre após passar mal em núcleo para moradores de rua da Prefeitura de SP

Padre Julio Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo, visita as instalações na estação Dom Pedro II, no Centro de São Paulo, que foi aberta para acolhimento provisório de moradores de rua em razão da frente fria que afeta a cidade, na noite de terça-feira, 17.  - ISAAC FONTANA/CJPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Padre Julio Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo, visita as instalações na estação Dom Pedro II, no Centro de São Paulo, que foi aberta para acolhimento provisório de moradores de rua em razão da frente fria que afeta a cidade, na noite de terça-feira, 17. Imagem: ISAAC FONTANA/CJPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Gonçalo Junior

Do Estadão Conteúdo, em São Paulo

18/05/2022 12h54

Um idoso em situação de rua morreu nesta quarta-feira, 18, no núcleo de convivência São Martinho, na região do Belém, zona leste de São Paulo. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento informou que Isaías de Faria, de 66 anos, passou mal logo depois de entrar no núcleo, por volta das 7 da manhã desta quarta, quando seria servido o café da manhã.

A gerência do equipamento acionou Consultório na Rua e o Samu, mas os profissionais de saúde não conseguiram reanimá-lo. De acordo com a Prefeitura, essa foi a segunda vez que Isaías esteve no local. Não há registro de passagem dele pela rede de acolhimento socioassistencial.

Ainda não há informações oficiais sobre o local em que o idoso passou a noite nem sobre a causa da morte. Amigos afirmam que ele passou a noite dormindo na rua. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informa que a Polícia Civil vai investigar a causa da morte.

"O caso foi registrado como morte suspeita pelo 8º Distrito Policial. Foi solicitado exame necroscópico à vítima para esclarecer todas as circunstâncias relacionadas aos fatos", diz a nota.

O Núcleo San Martinho é um abrigo destinado para pessoas em situação de vulnerabilidade que é conveniado com a Prefeitura de São Paulo e administrado pelo Centro Social da Nossa Senhora do Bom Parto. O local oferece diariamente alimentação para pessoas em situação de rua, mas não permite pernoite.

Nesta quarta-feira, a cidade registrou a chegada de uma massa de ar frio. De acordo com a Climatempo, com 7°C às 6h da manhã, São Paulo registrou a menor temperatura do ano de 2022 na cidade. A estação convencional do Mirante de Santana foi ainda mais fria e registrou 6,6°C de temperatura mínima. O recorde anterior era de 12,6°C, em 5 de maio.

Isso fez a Prefeitura reforçar o atendimento aos moradores de rua, com a instalação de dez tendas temporárias de atendimento e a criação de mais 2 mil vagas em abrigos para sem-teto - para além das 15.116 já existentes.

Já o governo do Estado iniciou o acolhimento a pessoas em situação de rua na Estação Pedro II do metrô, na região central. Com capacidade para abrigar 100 pessoas, o poder estadual ofereceu jantar às pessoas por meio de uma unidade do Bom Prato Móvel.

Segundo o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), ligado à Defesa Civil Nacional, uma forte massa de ar polar avança pelo Sul e Sudeste. O frio intenso vai continuar nos próximos dias.