Morre o ex-prefeito de Campinas Jacó Bittar
Nascido em Manduri, no interior de São Paulo, em 1940, Bittar foi petroleiro, amigo próximo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no tempo de luta sindical na década de 1970 e ajudou a fundar o PT em 1980.
Os dois se encontraram recentemente. "Nos vimos pela última vez em maio desse ano. Emocionei-me em ver meu amigo sem saber que seria pela última vez", escreveu Lula, em nota de pesar. "Jacó deu uma contribuição imensa para os petroleiros, a classe trabalhadora, Campinas e o Brasil."
Bittar foi prefeito de Campinas entre 1989 e 1992. Ele trocou o PT pelo PSB - partido que era até então filiado - em 1991.
"Bittar deixa um legado de luta pela democracia e pela transformação social do País", escreveu o PSB, em nota de pesar que relembra os feitos dele enquanto prefeito.
O PT recordou o passado sindical e a participação na sigla e na CUT em nota. "Jacó Bittar liderou com Lula e Olivio Dutra uma geração de jovens dirigentes sindicais que resistiram à ditadura militar e escreveram páginas decisivas na história da democracia brasileira", diz o texto.
Lideranças como a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o pré-candidato ao governo de São Paulo Márcio França e o ex-governador da Bahia Jaques Wagner lamentaram a morte.
O velório aconteceu na tarde desta quinta-feira, em Campinas, e teve a presença de Lula e do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso