Topo

Lula sobre questão climática: 'Prioritária para gente ganhar dinheiro e respeito'

São Paulo

09/08/2022 13h21

Em encontro com empresários na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o ex-presidente e candidato à Presidência da República pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que a pauta climática é prioritária para o Brasil "ganhar dinheiro e respeito". Lula citou que países europeus têm condicionado investimentos e compra de produtos brasileiros ao cumprimento de parâmetros ambientais.

"Uma coisa que nós vamos fazer é o seguinte: a Europa vai definitivamente voltar a compreender que se quiser fazer investimentos no Brasil para que a gente cuide da questão climática, ela vai ter gente com disposição de enfrentar qualquer grileiro, qualquer garimpeiro, qualquer boiadeiro, qualquer canavieiro, que queira invadir áreas que não podem ser invadidas", disse aos empresários.

Ainda na pauta ambiental, Lula citou projetos que foram desenvolvidos durante seus governos e "acabaram", como carros verdes movidos à etanol e biocombustíveis. "O Brasil poderia ser o espelho do mundo em combustíveis renováveis", afirmou.