Aeroporto de Porto Alegre retoma voos na segunda-feira após 5 meses sem operação
Brasília, 18
18/10/2024 18h08Atualizada em 18/10/2024 18h58
O Aeroporto Salgado Filho, principal hub do transporte aéreo da Região Sul, retoma a operação de voos na segunda-feira, 21. A solenidade que marca a reabertura das atividades foi realizada na manhã de hoje pelos ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e da Comunicação Social, Paulo Pimenta.
Relacionadas
Com cerca de 80% da capacidade operacional, a retomada dos serviços ocorre após mais de 160 dias desde que o Estado atravessou um dos piores eventos climáticos registrados nas últimas décadas. O primeiro voo deve pousar no aeroporto por volta das 8h da manhã e tem como origem o terminal de Viracopos, no Estado de São Paulo.
No primeiro dia de operação, entre pousos e decolagens, serão 71 voos, com a previsão de movimentação de 9 mil passageiros. O número de pessoas transportadas corresponde ao dobro do total operado diariamente na Base Aérea de Canoas, terminal militar aberto de forma emergencial que garantiu a chegada e saída de pessoas durante o período de fechamento do maior e mais movimentado complexo aeroportuário do Rio Grande do Sul.
Os primeiros voos chegarão de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Até o fim do mês, estão previstos ainda voos para Belo Horizonte e Curitiba. Já no próximo mês, a expectativa é que o terminal passe a operar mais de 122 voos diários, transportando cerca de 16 mil viajantes.
A retomada dos voos será realizada de forma gradual e cumprirá todos os critérios internacionais de segurança. Durante a primeira fase, as aeronaves utilizarão 1.730 metros de pista, o que torna o terminal apto a receber voos do mercado nacional. A fase seguinte ocorrerá após a conclusão do reparo de 1.400 metros da pista de pouso e decolagem, prevista para o mês de dezembro. Até lá, o terminal funcionará entre 8h e 22h.
"Com a retomada dos voos a partir de segunda-feira, não tenho dúvida de que isso será fundamental para retomar e ativar efetivamente a economia do Estado. Um Estado que representa mais de 11 milhões de habitantes. Sabemos o que o aeroporto representa para o PIB do Rio Grande do Sul, para o turismo de negócios, para o turismo de lazer e para o escoamento do transporte de cargas. Com a retomada do aeroporto, nos próximos três meses, vamos ativar ainda mais a recuperação da economia", disse Costa Filho durante a cerimônia.