UOL Notícias Notícias
 

26/03/2007 - 15h41

Álcool diminui ritmo de queda em São Paulo, apura FGV

O preço do álcool combustível registrou diminuição de queda na capital paulista, segundo apontou levantamento divulgado hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O coordenador do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da cidade de São Paulo, Paulo Picchetti, afirmou que os preços deste combustível poderão mudar a trajetória nas próximas medições e subir em abril.

De acordo com a instituição, o valor do combustível caiu 0,95% na terceira quadrissemana do mês (últimos 30 dias encerrados em 22 de março) ante uma baixa de 1,31% da segunda quadrissemana (últimos 30 dias terminados em 15 de março). Segundo Picchetti, apesar de, no momento, ainda não representar maiores preocupações para a inflação, a redução na queda do valor do combustível pode ainda deixar de ajudar a compensar as recentes elevações nos preços dos alimentos, como vem sendo verificado no IPC-S. "O que chama a atenção é este comportamento do preço (do álcool) nas usinas. No mínimo, o álcool não manterá o mesmo nível de colaboração para conter o índice", disse.

Outro fator que reforça os argumentos de Picchetti é o levantamento de preços na ponta, em que a FGV coleta os valores da semana e confronta com o mesmo período do mês anterior. Na terceira semana de março, o preço do álcool combustível caiu 0,94% em relação a uma baixa de 1,25% da segunda semana do mesmo mês em São Paulo. "Se mantiver este ritmo de queda, o álcool poderá apresentar variação zero no fechamento do mês", disse o coordenador, referindo-se ao último levantamento quadrissemanal de março, previsto para ser divulgado na terça-feira da próxima semana.

Se passar a subir na capital paulista, o álcool poderá também puxar o IPC-S nacional nos levantamentos a partir de abril. Isto porque o indicador paulistano tem o maior peso na formação do IPC-S dentre as sete capitais pesquisadas pela FGV. "Se o preço do álcool começar a subir, São Paulo deverá puxar os preços no País e isso será visto no IPC-S nacional", comentou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h00

    -0,48
    3,267
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h02

    1,25
    64.018,09
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host