UOL Notícias Notícias
 

12/05/2007 - 20h15

Papa cita João Paulo 2º ao agradecer 'carinho brasileiro'

Aparecida - O papa Bento 16 deixou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida por volta das 19h45, retornando em carro fechado para o Seminário Bom Jesus, onde vai passar a segunda e última noite de sua visita a Aparecida, no interior de São Paulo. No discurso proferido na Basílica após a recitação do Rosário, o pontífice mais uma vez agradeceu a acolhida dos brasileiros.

"Agradeço a acolhida e a hospitalidade do povo brasileiro. Desde que aqui cheguei fui recebido com muito carinho! As várias manifestações de apreço e saudações demonstram o quanto vós quereis bem, estimais e respeitais o sucessor do apóstolo Pedro. Meu predecessor, o servo de Deus papa João Paulo 2º referiu-se várias vezes à vossa simpatia e espírito de acolhida fraterna. Ele tinha toda razão!"

Em outro trecho do discurso, o papa disse: "Sinto-me muito feliz em estar aqui convosco, em vosso meio! O papa vos ama! O papa vos saúda afetuosamente! Reza por vós! E suplica ao Senhor as mais preciosas bênçãos para os movimentos, associações e as novas realidades eclesiais, expressão viva da perene juventude da Igreja! Que sejais muito abençoados! Aqui vai minha saudação muito afetuosa a vós famílias aqui congregadas e que representais todas as caríssimas famílias cristãs presentes no mundo inteiro. Alegro-me de modo especialíssimo convosco e vos envio o meu abraço de paz".

Língua espanhola

Uma parte do discurso foi dirigida aos fiéis dos países de língua espanhola, já que amanhã oficialmente o papa abre a 5ª Conferência Geral dos Bispos da América Latina e do Caribe. O papa também saudou os padres e seminaristas. "Penso e oro por todos os sacerdotes espalhados pelo mundo inteiro, de modo particular pelos da América Latina e do Caribe. Quantos desafios, quantas situações difíceis enfrentais, quanta generosidade, quanta doação, sacrifícios e renúncias!

O papa prosseguiu: "A fidelidade no exercício do ministério e na vida de oração, a busca da santidade, a entrega total a Deus a serviço dos irmãos e irmãs, gastando vossas vidas e energias, promovendo a justiça, a fraternidade, a solidariedade, a partilha, - tudo isso fala fortemente ao meu coração de pastor. O testemunho de um sacerdócio bem vivido dignifica a Igreja, suscita admiração nos fiéis, é fonte de bênçãos para a comunidade, é a melhor promoção vocacional, é o mais autêntico convite para que outros jovens também respondam positivamente aos apelos do Senhor".

AE

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host