UOL Notícias Notícias
 

04/06/2007 - 10h54

PF faz operação contra contrabando, corrupção e tráfico de drogas

Elvis Pereira e Solange Spliguiatti
de São Paulo
São Paulo - Em seis Estados, cerca de 600 policiais federais participam hoje da operação intitulada Xeque-mate, cujo objetivo é cumprir 87 mandados de prisão contra envolvidos em crimes como contrabando, corrupção e tráfico de drogas. Também há mandados de busca e apreensão. Os mandados estão sendo cumpridos no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Rondônia e Minas Gerais. No Paraná, onde a PF pretende cumprir quatro mandados de prisão e busca e apreensão, um empresário já foi preso em Umuarama.

A ação resulta de dois inquéritos policiais comandados pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Fazendários da Superintendência Regional da PF no Mato Grosso do Sul. Segundo a PF, durante as investigações foram constatados "alvos" comuns nos dois inquéritos.

No primeiro inquérito era apurada a prática de contrabando e descaminho de componentes eletrônicos para o uso em caça-níqueis. Investigava-se cinco organizações criminosas que agiam no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Rondônia. O esquema resultava na importação ilegal de componentes eletrônicos, na exploração ilegal de jogos de azar e na corrupção de agentes públicos, principalmente policiais.

Tráfico

O segundo inquérito tinha como alvo investigar o envolvimento de policiais civis no tráfico de drogas em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. Constatou-se, de acordo com a PF, que sete policiais cobravam propinas de criminosos, além de estarem envolvidos no comércio de armas de fogo e tortura.

Em meio a esta apuração, descobriu-se ainda a ação de estelionatários ligados a uma quadrilha especializada no furto e desmanche de caminhonetes e a atuação de grupos criminosos na exploração de caça-níqueis em Três Lagoas e no interior do Estado de São Paulo. A manutenção do jogo de azar acontecia por meio de propina paga aos policiais civis.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host