UOL Notícias Notícias
 

05/06/2007 - 17h42

Operação ambiental da PF tem dois presos no SE

Aracaju - Duas pessoas foram presas - uma delas autuada em flagrante - hoje em Sergipe durante a Operação Rosa dos Ventos IV, desencadeada pela Polícia Federal em conjunto com fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e Companhia de Proteção Ambiental da Polícia Militar. As duas prisões ocorreram no município de São Cristóvão, numa área onde era retirada areia ilegalmente.

O empresário Hermínio da Conceição foi autuado por usurpação de bem público da União e crime de extração ilegal de minérios. Segundo a PF, essa foi a segunda vez que Hermínio foi autuado por crimes ambientais. Também num areal em São Cristóvão foi detido Wellington Silva um dos proprietários de uma área. Ele disse que foi preso injustamente porque vinha tentando obter as licenças ambientais para trabalhar, mas não estava conseguindo. A PF recolheu cinco caçambas cheias de areia e uma retroescavadeira foi lacrada.

Ele reconheceu que cometeu crime ambiental ao extrair areia sem a devida licença ambiental, mas afirmou que mesmo se não conseguir essa licença vai continuar trabalhando. Hoje, ao ser detido pelos policiais federais, Wellington disse que poderá até processar a Prefeitura de Aracaju por não ter lhe dado licença para trabalhar.

Segundo a Polícia Federal, a Operação Rosa dos Ventos IV foi feita em todo o País e marca o Dia Mundial do Meio Ambiente. A PF fez ações preventivas e repressivas contra o tráfico de animais, extração ilegal de recursos minerais e desmatamento de áreas de preservação permanente. Em Sergipe, a operação contou com a participação de 60 agentes, divididos em três equipes - uma na capital, outra em São Cristóvão e mais uma em Nossa Senhora das Dores.

Antônio Carlos Garcia

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host