UOL Notícias Notícias
 

11/06/2007 - 18h25

Comandante da PM é surpreendido por tiroteio no Rio

Rio - O comandante da Polícia Militar, Coronel Ubiratan Ângelo, teve que sair às pressas de uma reunião com diretores de escolas públicas no conjunto de favelas do Complexo do Alemão, na zona norte da cidade, por causa de um intenso tiroteio. O coronel havia marcado um encontro com os educadores para garantir a segurança dos alunos no retorno às aulas interrompidas há 40 dias, desde que a PM iniciou uma série de operações da PM nas favelas que já deixaram 17 mortos e 64 feridos.

Logo na chegada ao local, por volta das 9h, o comandante da PM ouviu o som dos tiros de um confronto que ocorria no Morro da Fé, favela vizinha ao Morro do Caracol, na Penha, também na zona norte, onde aconteceu o encontro em um centro social. Apesar do clima tenso, o coronel entrou na reunião que durou cerca de meia hora. Na saída, o tiroteio se intensificara e os disparos pareciam ter como alvo os carros oficiais.

Na rua, o coronel foi orientado por PMs e agentes do Serviço Reservado a andar pelo canto da calçada e evitar a linha de tiro. Um policial à paisana chegou a apontar o fuzil para o Morro do Caracol. Constrangido, Ângelo evitou correr, mas assim que entrou no carro, os veículos da comitiva arrancaram às pressas pelas ruas da Penha. "O tiroteio foi em uma comunidade vizinha e onde houver confronto a polícia estará para dar a resposta do Estado", declarou o coronel enquanto caminhava para o carro.

Ao ser questionado se o tiroteio indicava falta de segurança para o retorno das aulas, o comandante da PM disse aos jornalistas: "Vocês não entenderam nada". Ele afirmou que tem até segunda-feira, data do reinício das aulas, para realizar "ações pontuais" no Complexo do Alemão. Após a saída do coronel começou um intenso tiroteio entre PMs e traficantes que se estendeu por pelo menos cinco favelas do Complexo do Alemão. O soldado da PM, Luiz Claudio Souza Corso, de 32 anos, foi atingido por um tiro de fuzil nos dois tornozelos na favela da Chatuba e operado no Hospital Getúlio Vargas.

Pedro Dantas

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host