UOL Notícias Notícias
 

11/07/2007 - 23h26

Raupp: rigor na prestação de contas engessa pesquisa

Belém,PA - O presidente eleito da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o matemático Marco Antonio Raupp, ganhou por uma diferença de apenas 15 votos o direito de exercer o cargo nos próximos dois anos. Agora, ele encara o desafio de integrar a instituição e a comunidade científica nacional em torno de três temas principais: desburocratização dos laboratórios, redução das diferenças no investimento em ciência e tecnologia entre as regiões e incremento da relação entre centros de pesquisa e indústria. A seguir, trechos da entrevista concedida ao Estado :

Qual será sua linha de atuação na SBPC?

A primeira, que é quase um objetivo permanente, é o acompanhamento crítico do funcionamento das instituições voltadas para ciência e tecnologia em todos os níveis. Um item que está prejudicando o funcionamento desse sistema é que todos esses auxílios (financeiros) às entidades científicas, por uma questão de legislação federal, começaram a vir com tribunais de contas e uma série de procedimentos para o uso de recursos públicos, usuais na burocracia federal. Vamos supor: o CNPq dá um auxílio a determinada instituição. Agora ela é obrigada a seguir procedimentos que antes não tinha.

Que tipos de procedimento?

Para prestação de contas. É como se uma instituição como a SBPC ou qualquer outra sociedade científica, pesquisador ou organização de pesquisa estivesse dentro do sistema público e tivesse de seguir sua orientação.

Isso influencia o trabalho?

Como são repasses para fomento, eles não deveriam seguir uma regra, como a atuação dentro da entidade pública. Acaba prejudicando. Tem gente que não consegue executar o dinheiro todo que recebeu por causa dessas dificuldades. Não foi sempre assim. De repente, começou a acontecer interferência de tribunais de contas e da Advocacia-Geral da União.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host