UOL Notícias Notícias
 

04/08/2007 - 12h58

Operação combate exploração a turistas no Cristo

Rio - Escolhido uma das novas maravilhas do mundo no mês passado, o Cristo Redentor foi alvo hoje de uma operação de ordenamento urbano para coibir práticas como transporte irregular, tarifas abusivas de taxistas e estacionamentos, flanelinhas e falsos guias turísticos.

A ação contou com a participação de 68 agentes dos governos estadual e municipal, como policiais militares e agentes do Detran. Oito jovens foram detidos agindo como flanelinhas e guias irregulares. Quatro vans, um táxi e um microônibus foram apreendidos transportando turistas sem autorização.

Segundo o subsecretário de Governo do Estado do Rio, Rodrigo Bethlem, a ação será permanente e diária, mas acontecerá em horários alternados. "Vamos continuar com essa ação para evitar que esse clima de desordem volte ao Cristo Redentor. Teremos cinco carros da PM dando apoio aos agentes da Prefeitura", afirmou.

Em maio, a Polícia Federal, com o apoio do Ibama, desarticulou uma quadrilha que atuava no desvio de recursos da cobrança de ingresso a turistas no Parque Nacional da Tijuca, onde fica o Cristo.

A operação foi inspirada no programa CopaBacana, iniciado em maio no bairro de Copacabana, na zona sul, para dar maior sensação de segurança aos turistas. Segundo o governo estadual, com as ações de acolhimento de moradores de rua e combate a menores infratores e exploração sexual, houve queda de 44% nos registros de roubos a turistas naquela região.

Alexandre Rodrigues

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host