UOL Notícias Notícias
 

21/08/2007 - 19h00

Policiais em greve fazem protesto contra Cabral no RJ

Rio - No segundo dia da greve da categoria, policiais civis do Rio fizeram hoje uma passeata nas ruas de Laranjeiras, na zona sul do Rio, para protestar contra a proposta do governador Sérgio Cabral Filho (PMDB) de conceder 25% de reajuste salarial, parcelado em 24 meses, para profissionais da segurança, saúde e educação. Cerca de 50 policiais bloquearam o trânsito do Túnel Santa Bárbara e passaram canecas e panelas entre pedestres e motoristas, como se pedissem esmolas. Em frente ao Palácio Guanabara, o grupo se uniu a profissionais de saúde e professores, na maior manifestação de servidores estaduais enfrentada por Cabral, com cerca de 800 pessoas.

A greve de três dias dos policiais civis começou ontem. Como determina a lei, 30% do efetivo foi mantido nas delegacias. Apenas prisões em flagrante, roubos e furto de veículos e remoção de cadáveres são registrados. Apesar de Cabral ter anunciado o corte do ponto dos grevistas, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, reuniu-se com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Fernando Bandeira. Segundo o presidente, o secretário prometeu interceder junto ao governador para reabrir as negociações em torno da reincorporação de uma gratificação da categoria. "Retomado o diálogo, acaba o movimento. Ninguém quer prejudicar a população", afirmou Bandeira.

Para os sindicalistas, o movimento grevista foi detonado pelo próprio governador, quando reuniu parte do secretariado e anunciou, em entrevista coletiva na semana passada, o plano de reajuste gradativo dos salários de funcionários das áreas consideradas por ele "estratégicas". "O governador conseguiu, pela primeira vez, unir os servidores da saúde, da educação e da segurança", afirmou o presidente do Sindicato dos Médicos, Jorge Darze. Os profissionais de saúde não entraram em greve, mas a categoria promete engrossar todas as manifestações de professores e policiais.

Alexandre Rodrigues

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h39

    -0,23
    3,166
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h45

    0,05
    68.386,56
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host