UOL Notícias Notícias
 

25/10/2007 - 10h08

Juros futuros recuam com alívio externo

São Paulo - A ata mais conservadora do Copom não deu sinais a respeito dos próximos passos da política monetária e, com isso, reduziu o espaço para melhora da curva curta de juros, na opinião de operadores. No documento, o Copom ampliou os sinais de preocupação com a evolução da atividade econômica e seus efeitos sobre a inflação e não indicou a queda do dólar verificada desde a reunião de setembro como um fator de alívio desse quadro.

O documento também jogou o holofote sobre a evolução das expectativas de inflação para 2008 que devem ser "monitoradas com atenção", embora tenham se estabilizado em um patamar inferior ao centro da meta (de 4,5%). Assim, o BC não se comprometeu com a volta da queda dos juros no curto prazo e deixou claro que, para definir suas apostas, o mercado deve monitorar os indicadores de atividade, de investimento e as perspectivas para a inflação para o próximo ano.

Agora, dizem profissionais, o mercado fica com menor espaço para aplicar nos contratos curtos. E deve colocar mais fichas em operações focando a inclinação da curva em contratos mais longos, com vencimentos a partir de janeiro de 2009.

Mas o que promete continuar determinando o rumo do mercado é o cenário internacional, que segue volátil e incerto. Hoje, o clima no exterior amanheceu mais ameno, ainda sob o efeito dos rumores de novo corte na taxa de juros dos EUA. Na Europa, as bolsas têm valorização diante das divulgações de novos balanços favoráveis no setor de telecomunicações. Com menor importância, mas também dando suporte à valorização das bolsas européias, estão os dados favoráveis das economias chinesa - inflação sob controle aliada a crescimento robusto - e alemã - confiança do empresariado superior ao previsto.

Às 10h06, o contrato de depósito interfinanceiro (DI) com vencimento em janeiro de 2009 projetava uma taxa de 11,45% ao ano (11,48% ontem) e DI com vencimento em janeiro de 2010 tinha taxa de 11,65% ao ano, de 11,70% no fechamento de ontem.

Lucinda Pinto

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host