UOL Notícias Notícias
 

07/12/2007 - 16h14

Juro futuro encerra em queda com clima externo melhor

São Paulo - Após quatro sessões em alta, os juros futuros de longo prazo fecharam em queda na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), em uma sessão de liquidez morna. O contrato de depósito interfinanceiro (DI) com vencimento em janeiro de 2010 terminou o dia a 12,34% ao ano, contra taxa de 12,39% ao ano projetada no encerramento dos negócios ontem. A taxa do DI para janeiro de 2009 ficou em 11,66%, ante 11,70% ontem.

A agenda doméstica, que vinha exercendo pressão sobre as taxas desde o início da semana, não trouxe destaques, o que abriu espaço para que o mercado desse seqüência ao movimento iniciado ontem no after market. Nesta quinta-feira, as bolsas atingiram seu melhor momento quando a sessão regular da BM&F já estava encerrada. Hoje o cenário externo continuou tranqüilo, o que favoreceu a manutenção do sinal de baixa nos DIs.

Nos EUA, o relatório de mão-de-obra (payroll) de novembro foi bem recebido ao mostrar a criação de 94 mil vagas no mês passado, ante estimativa de 85 mil novas vagas. O dado desestimulou apostas mais agressivas para a reunião do banco central dos EUA na semana que vem, de redução de meio ponto porcentual na taxa básica de juros do país, mas indicou que a economia não parece tão enfraquecida como se imaginava.

Embora os juros tenham hoje conseguido alinhar-se ao clima positivo que predomina nos demais segmentos de negócios, especialmente no câmbio - o dólar cedia perto de 1%, próximo das 16 horas, a R$ 1,759 - operadores classificam o recuo das taxas futuras mais como um ajuste do que como uma tendência de rumo.

O mercado segue receoso diante das incertezas sobre a duração do processo de manutenção da Selic, reforçadas pelos dados de inflação e atividade robustos dos últimos dias, e da ameaça da não-aprovação da prorrogação da CPMF até 2011. Por isso, os principais contratos não devolveram integralmente as altas da semana, o que mostra que ainda há resistência do investidor em assumir posições vendidas.

Denise Abarca

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h49

    -0,33
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h59

    1,54
    62.625,27
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host