UOL Notícias Notícias
 

04/02/2008 - 11h00

Unidos da Tijuca mostra a mania de colecionar

São Paulo - A Unidos da Tijuca, classificada em quarto lugar no desfile de 2007, com um samba-enredo que mostrou as emoções da fotografia, trará este ano à Marquês da Sapucaí, no Rio, um desfile de relíquias, ressaltando a importância histórica do costume humano de colecionar. Com o samba-enredo "Vou Juntando o que Eu Quiser, Minha Mania Vale Ouro. Sou Tijuca, Trago a Arte Colecionando o Meu Tesouro", a escola é a única representante da comunidade lusitana no carnaval carioca. Fundada em 31 de dezembro de 1931, a agremiação foi campeã pela primeira vez em 1936, com o enredo "Sonhos delirantes".

Nos anos seguintes, a Tijuca enfrentou dificuldades para se manter no Grupo Especial. Ficou de fora do desfile principal por duas décadas, entre 1960 e 1980. Em 1988, a Tijuca retornou ao grupo principal e, desde então, pontuou os desfiles com uma de suas principais características: a influência portuguesa. A idéia de levar para a avenida tesouros particulares de coleções, que carregam informações preciosas de diferentes épocas, surgiu, segundo o carnavalesco Luiz Carlos Bruno, após a análise dos dois últimos desfiles da Unidos da Tijuca. Em 2006, a idéia do samba-enredo foi inspirada na coleção particular de discos de vinil de Bruno e, em 2007, na coleção de fotos que cultiva. Para 2008, ele resolveu ressaltar a importância dos colecionadores para a formação da história.

O desfile da Tijuca está previsto para as 22h05 de hoje. A agremiação levará ao Sambódromo 4 mil integrantes, em 30 alas. A rainha da bateria, tradicionalmente, é a apresentadora Adriane Galisteu, do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), única celebridade prometida pela escola. Vice-campeã em 2004 e 2005, a intenção para 2008 é vencer, diz Bruno. Mas o carnavalesco pondera: "Independente de colocação, o mais importante é fazer o carnaval acontecer na avenida." O samba-enredo foi composto por Júlio Alves, Sereno, Paulo Rios e Beto Lima. O intérprete da escola "azul-pavão e amarelo-ouro" será Wantuir. Em 2004 e 2005, a Tijuca, que deve ser a segunda a desfilar na segunda-feira, conquistou o vice-campeonato do Grupo Especial e foi campeã do Grupo de Acesso em 1999. Confira o samba-enredo da Unidos da Tijuca:

Vou Juntando o que Eu Quiser, Minha Mania Vale Ouro. Sou Tijuca, Trago a Arte Colecionando o Meu Tesouro

Cada objeto, uma história pra contar

Vivo a aventura de outra vez eternizar

Tijuca, coleciona na avenida

Emoções pra toda vida

Um tesouro singular

Meu pavão em destaque na exposição, resgatou

Relíquias do tempo que o sentimento "guardou"

Olhar inocente

Embala "boneca" - criança

Um sonho menino, guiando destino,

Eterna lembrança

O teu manto é minha proteção

"Amuleto" ouro e azul, é a minha luz!

Cristalina fonte de poder

Pequeno ser que me conduz

O tempo que passa, valoriza a arte

E faz acender

A chama que arde,

Buscar a verdade, e reaprender

A plantar cultura em um jardim

E assim ver florir

Com a luz de cada geração, nova civilização

Passos de nossos ancestrais

Traços de mestres imortais

Salões do passado, presente riqueza,

"Chave" do futuro com certeza

Dá um show Tijuca,

Outra "nota" dez pra colecionar

E "selar" tua vitória,

A "peça" que falta pra te completar

Carina Urbanin

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host