UOL Notícias Notícias
 

29/02/2008 - 16h22

Juros futuros fecham em alta com tensão no exterior

São Paulo - O mercado de juros futuros moderou o ímpeto de alta na tarde de hoje, mas manteve o viés positivo nas taxas pós-fixadas (DIs). Segundo operadores, o noticiário doméstico foi esvaziado, o que deixou o mercado mais vulnerável à influência negativa ao exterior.

Os contratos longos, a partir de janeiro de 2010, foram os que mais apresentaram alta nas taxas, mas o volume neste trecho da curva de juros foi baixo. Nos mais líquidos, a oscilação foi menor. Ao final dos negócios hoje, o contrato de depósito interfinanceiro (DI) com vencimento em janeiro de 2010 subiu de 12,41% ao ano ontem para 12,44% ao ano e o DI de janeiro de 2009 terminou quase no mesmo nível de ontem (11,77%), a 11,76% ao ano. O DI janeiro de 2012 avançou a 12,49% ao ano, de 12,42% ao ano ontem.

Hoje, a aversão ao risco conduziu o humor dos investidos, alimentada pelas preocupações com a economia americana, sobretudo o segmento de crédito, após os índices fracos da economia dos EUA conhecidos hoje e pela informação da seguradora de bônus AIG de prejuízo líquido de US$ 5,29 bilhões no quarto trimestre do ano passado, o pior de sua história. Também pesaram o balanço ruim da empresa de informática Dell e a informação de que a seguradora de bônus Ambac, que luta para não perder sua nota de crédito (rating) pela agências de classificação de risco, estaria com problemas em sua reestruturação.

No Brasil, o segmento de juros prefixados segue à espera de notícias que possam definir uma tendência para as taxas, que devem vir na semana que vem, quando a agenda é repleta de eventos e indicadores. Entre os focos, estarão os dados da produção industrial do IBGE referentes a janeiro e a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), ambos na quarta-feira (dia 5).

Denise Abarca

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host