UOL Notícias Notícias
 

28/04/2008 - 18h36

Contra dengue, cubano defende capacitação de médicos

Rio - Consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em Dengue, o médico cubano Eric Martínez Torres defendeu hoje a constante capacitação de profissionais como forma de evitar a alta letalidade por dengue. "Nosso grande objetivo é não ter mortes. Como se explica a morte de uma criança a sua mãe? Há 27 anos não registramos mortes de crianças em Cuba", afirmou. Ele participou hoje de um simpósio para profissionais de saúde da capital fluminense.

Torres lembrou o exemplo de El Salvador que enfrentou grave epidemia em 2000, com 20 mil casos, 411 de dengue hemorrágica e 32 mortes de crianças. Desde os anos 80, o país convive com os sorotipos 1, 2, 3 e 4, mas em 2000 houve a reintrodução do tipo 2, de origem asiática, que é mais agressivo. "A partir dessa epidemia houve reorganização do sistema de saúde e desde então não houve mortes de crianças", disse Torres. No Rio de Janeiro, 95 pessoas morreram este ano, 58 delas na capital do Estado.

Para o especialista, equipes bem treinadas são capazes de identificar e reagir ao choque, a queda brusca de pressão responsável pela maioria das mortes. Torres está no Brasil a convite da prefeitura do Rio e evitou críticas ao sistema de saúde brasileiro. Amanhã, o cubano visitará o Hospital Jesus, referência em tratamento infantil.

Campanha

A Secretaria Estadual de Saúde fez hoje uma campanha de conscientização para os passageiros do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), que também recebeu o ônibus da HemoRio para doação de sangue. Cerca de 15 mil cartilhas foram distribuídas para os passageiros no portão de embarque do Terminal 2. "Acho importante a conscientização permanente. Em meu país também há surtos de dengue nas cidades litorâneas. Acho que este problema acontece na América Latina por causa da pobreza e da falta de serviços básicos nas regiões mais pobres", disse a estudante equatoriana Cristina Acosta.

Clarissa Thomé e Pedro Dantas

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host