UOL Notícias Notícias
 

29/12/2009 - 11h06

Bovespa abre em alta, mas movimento deve seguir fraco

São Paulo - Faltando apenas dois pregões - incluindo o de hoje - para o fim das operações de 2009 da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), as negociações começaram em alta, mas o movimento dos negócios deve seguir-se com fraco volume financeiro, o que é típico dos dias entre o Natal e o ano-novo. A agenda de indicadores econômicos dos Estados Unidos de hoje é o principal foco dos negócios, mas nada que retire a morosidade dos mercados em todo o mundo nesta reta final. Às 11h05, o índice Bovespa (Ibovespa) subia 0,32%, a 68.120 pontos.

Na opinião de analistas, a Bolsa deve manter o viés de alta, mas nada expressivo, em ritmo de ressaca de fim de ano. "Qualquer movimento agora é para dar uma lustrada na carteira, mas o cenário já está dado", diz o analista da SLW corretora Pedro Galdi, que prevê alguns ajustes nas carteiras de investimentos, seja por causa do fim do ano como pela proximidade da nova composição do Ibovespa, a ser anunciada amanhã, referente ao primeiro quadrimestre de 2010.

Segundo Galdi, havia até certa expectativa de que os dados econômicos norte-americanos a serem anunciados hoje pudessem puxar o Ibovespa de volta aos 70 mil pontos. "Mas já não tenho muito esperança", comenta. Ele avalia que o índice à vista deve oscilar ao redor dos 68 mil pontos, sem muita força vendedora ou compradora. Porém, ele faz uma ressalva: "vai saber se tem algum grande investidor com notebook na praia para entrar no mercado com ordens de compra ou venda", brinca.

Para um operador de outra corretora, não deve haver nada capaz de movimentar a Bolsa até amanhã. "Cada um vai defender suas posições para não estragar os ganhos do ano", que chegam a 80%. A agenda de indicadores de hoje dos EUA traz como destaque o índice de preços de casas S&P/CaseShiller de outubro, às 12 horas, e o índice de confiança do consumidor de dezembro, às 13 horas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host