UOL Notícias Notícias
 

30/12/2009 - 11h06

Bovespa abre em baixa seguindo sinal externo

São Paulo - A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu em baixa hoje seguindo o sinal externo e o derradeiro pregão de 2009 deve ser, mais uma vez, arrastado e com volume fraco. Às 11h05, o índice Bovespa (Ibovespa) cedia 0,59%, aos 67.890 pontos. Porém, os agentes que ficam conectados às mesas de operações até o fim têm um ingrediente a mais hoje. Antes da abertura dos negócios, foi divulgada a terceira e definitiva prévia da carteira teórica do Ibovespa, válida para o primeiro quadrimestre de 2010, que confirmou a entrada das empresas de Eike Batista, OGX e LLX, além de trazer o ingresso das construtoras MRV e PDG Realty. O índice à vista passa a contar com 63 ações a partir do próximo mês.

As inclusões confirmam as previsões do mercado, antecipadas pela Agência Estado no fim do mês passado. A expectativa de analistas é de que as entrantes possam trazer ajustes pontuais em carteiras de investimentos, sobretudo institucionais, o que pode movimentar os negócios. "Resta saber se tem pessoal trabalhando hoje", ressalta um operador.

A queda no Ibovespa acompanha o movimento apresentado no exterior, que vive uma manhã de realização de lucros. Porém, os dados norte-americanos previstos para o dia deixam incerto o sinal de fechamento dos negócios neste último pregão cheio do ano nas praças financeiras globais. "A Bovespa deve seguir o humor externo, mas as perdas desta manhã não significam necessariamente que os mercados vão fechar no vermelho hoje", avalia uma fonte.

Hoje, o Instituto para Gestão de Oferta (ISM, na sigla em inglês) divulga seu índice de atividade da região de Chicago em dezembro, às 12h45. Em seguida, às 13h30, o Departamento de Energia dos EUA (DOE) divulga o relatório semanal com os níveis dos estoques comerciais de petróleo e derivados, além da taxa de utilização da capacidade das refinarias, na semana até o Natal. Amanhã, véspera de ano novo, alguns mercados da Europa e dos Estados Unidos vão operar com horários de fechamento diferenciados e permanecerão fechados no dia 1º de janeiro de 2010.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host