UOL Notícias Notícias
 

30/12/2009 - 18h40

Chuvas deixam bairros inundados no interior de SP

Campinas - Mesmo sem as fortes chuvas dos últimos dias, os rios Atibaia, Camanducaia, Capivari, Jaguari e Piracicaba, no interior de São Paulo, continuam com grande vazão e bairros ainda estão inundados, o que impede o retorno dos desabrigados da região de Campinas.

A Defesa Civil decretou estado de atenção em Campinas, Indaiatuba, Americana, Amparo, Capivari, Hortolândia, Itapira, Limeira, Pedreira, Sumaré, Serra Negra, Socorro e Valinhos. As chuvas isolaram os bairros e atingiram residências em Limeira, Cosmópolis, Rafard e Santa Barbara d'Oeste.

Em Capivari, as 3,5 mil pessoas desalojadas com o transbordamento do rio Capivari no domingo não puderam retornar às áreas alagadas. O Capivari teve picos de 4 metros e o seu nível normal é de 80 centímetros.

Os rios Camanducaia e Jaguari subiram quase um metro e invadiram chácaras, pistas e casas em Jaguariúna e Holambra. Um tanque de tilápias transbordou e os peixes foram parar na estrada. O rio Atibaia subiu perto de 3 metros no distrito de Sousas, em Campinas. Em Piracicaba, o rio transbordou 4,94 metros.

Dezembro chuvoso

O mês de dezembro é o mais chuvoso desde 1998 em Campinas. Até o início da semana choveu 347 milímetros. A média histórica em dezembro é de 204 mm. Em 72 horas caiu 119 mm, segundo dados do Centro de Pesquisas Meteorológicas Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI/Unicamp).

Como a previsão do tempo não indica melhora até o final de semana, a Defesa Civil sugere aos desabrigados que continuem nos abrigos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host