UOL Notícias Notícias
 

30/12/2009 - 08h03

El Niño deixará verão mais chuvoso no Sul e Sudeste

São Paulo - O verão no Brasil será mais chuvoso nas regiões Sul e Sudeste por causa do El Niño, fenômeno climático ocasionado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, que continuará no período de janeiro a março de 2010. As informações são da Agência Brasil.

Além da maior parte do Sudeste (com exceção do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo) e toda a Região Sul, o volume de chuvas ficará acima do normal no sul de Goiás e em Mato Grosso do Sul.

No norte do Amazonas e do Pará e no centro do Maranhão até a Paraíba choverá menos, segundo as previsões climáticas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No restante do País, as chuvas ficarão dentro do normal.

De acordo com o meteorologista do grupo de previsão climática do Inpe, José Fernando Pesquero, no verão passado, o cenário era diferente - mais chuvas no Norte e Nordeste e seca no Sul -, devido aos efeitos do fenômeno La Niña, contrário ao El Niño. Conforme Pesquero, o El Niño deve perder força em meados de 2010.

Neste verão, iniciado no dia 21, as temperaturas também serão mais altas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, ultrapassando a média normal de 30 a 32 graus Celsius (ºC), e no Sudeste, acima de 26 a 28ºC , segundo o meteorologista. No Sul, a temperatura deve ficar próxima da variação normal, de 24 a 26ºC.

As informações são da Agência Brasil.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host