UOL Notícias Notícias
 

06/01/2010 - 08h41

Analistas já preveem recorde na Bovespa ainda este mês

São Paulo - Após atingir a barreira psicológica dos 70 mil pontos pela primeira vez desde junho de 2008, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) pode bater seu recorde, de 73.920 pontos, ainda em janeiro, de acordo com a previsão de analistas. A pontuação, considerada nova barreira psicológica, foi alcançada antes em 29 de maio de 2008. Os analistas mais otimistas chegam a apostar nos 74 mil pontos ainda nesta semana.

"O mercado esperava uma realização (de lucro) antes dos 70 mil pontos, o que não ocorreu. Se as bolsas brasileira e americana saírem do movimento alternado de alta e baixa e mantiverem os níveis atuais durante mais alguns pregões, a barreira dos 74 mil pontos será ultrapassada facilmente, talvez até nesta semana", afirma o analista da Lopes Filho Consultoria, José Faria de Azevedo Filho, ao comentar que, para que a alta ocorra, o índice Dow Jones também deve sustentar os 10.700 pontos.

"A gente acha que pode chegar de forma bem rápida aos 74 mil, mas precisar tempo é muito difícil. Tem chance de acontecer já em janeiro ou fevereiro", avalia o economista da Alpes Corretora, José Góes. Ele ressalva, no entanto, que, ao atingir ou chegar perto desse nível, pode haver um pequeno movimento de baixa: "74 mil é o pico histórico; vai ser uma barreirinha até o mercado se convencer de que a Bolsa vale mais que isso".

Parte do mercado, porém, se mantém cética quanto à alta da bolsa. Para o economista-chefe da corretora Ágora, Álvaro Bandeira, o Ibovespa dificilmente atingirá o pico de 74 mil pontos no primeiro trimestre. Ele identifica duas outras barreiras técnicas até chegar lá: primeiro, aos 71.200 pontos e, depois, aos 72.500 pontos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,29
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h30

    -0,17
    74.318,72
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host