UOL Notícias Notícias
 

07/01/2010 - 09h53

SP inicia dia 15 obra de motofaixa do centro à zona sul

São Paulo - A Prefeitura de São Paulo vai começar na sexta-feira da semana que vem, dia 15, as obras para a criação da faixa exclusiva para motos entre o centro e a região do Ibirapuera, na zona sul da cidade. O anúncio foi feito na manhã de ontem pelo secretário municipal dos Transportes, Alexandre de Moraes, durante evento no qual apresentou um balanço dos resultados de sua pasta - a Prefeitura fez o mesmo evento com as secretarias da Educação e Saúde. Moraes voltou a afirmar que a nova motofaixa deve entrar em operação em março.

"O projeto de motofaixa já foi concluído e as pequenas obras serão iniciadas no dia 15. Nós pretendemos, em março, inaugurar a primeira motofaixa", disse o secretário. A nova motofaixa terá 7 quilômetros de extensão (3,5 quilômetros em cada sentido), e vai passar pela Avenida Prof. Noé Azevedo, Rua Vergueiro e Avenida da Liberdade, até a Praça João Mendes. A faixa exclusiva servirá como alternativa à Avenida 23 de Maio, via de grande movimento de veículos e local de muitos acidentes envolvendo motociclistas.

A Secretaria informa que "após um período de avaliação, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai analisar a conveniência de restringir ou não a circulação" das motos na 23 de Maio. Segundo Moraes, as obras não vão prejudicar o trânsito nessas vias. "São pequenas obras para evitar em três ou quatro trechos que os veículos possam entrar à direita ou à esquerda, isso poderia criar algum perigo ao motociclista." Os trabalhos vão envolver readequação geométrica em determinados trechos das vias e adequação nos tamanhos das faixas para a colocação do corredor exclusivo - que terá cerca de 2 metros. Nessas vias, já é proibido estacionar.

Inspeção

No mesmo evento, Kassab afirmou que vai destinar para os projetos de metrô uma parte do dinheiro que seria usado para restituir os proprietários de veículos aprovados na inspeção veicular. "Dos R$ 150 milhões previstos para inspeção veicular, no primeiro dia de funcionamento do sistema orçamentário, R$ 48 milhões serão transferidos para o Metrô da zona sul, que será um monotrilho, para que possa ser feito o projeto executivo", disse Kassab, sem explicar como será utilizado o restante do recurso da inspeção. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h59

    -0,23
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h04

    -0,20
    75.823,56
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host