UOL Notícias Notícias
 

08/01/2010 - 09h15

Diarreia faz 1,5 mil buscarem atendimento no Guarujá

Em São Paulo
Guarujá, município localizado na Baixada Santista, enfrenta um surto de diarreia. Da segunda quinzena de dezembro até esta semana, segundo a prefeitura da cidade paulista, ao menos 1,5 mil pessoas procuraram prontos-socorros com sintomas como diarreia, vômito e fortes dores no corpo. A médica e diretora da Vigilância em Saúde da cidade, Lídia Maria de Araújo Lima, afirma que as prováveis causas são a contaminação da água e a ingestão de alimentos estragados, principalmente na orla da praia.

"Geralmente no verão há um aumento de casos de diarreia por causa da circulação de vírus no ar e pelas condições climáticas, que propiciam a proliferação de micro-organismos nos alimentos", explica. "Se fosse a água do mar, o paciente apresentaria outro tipo de sintoma."

Para o infectologista Caio Rosenthal, do Hospital Emílio Ribas, de São Paulo, a água que abastece o Guarujá pode estar contaminada com um agente causador da diarreia. "Provavelmente, é a água que está irrigando um certo bairro ou comunidade que está contaminada", afirma. De acordo com ele, um surto provocado por alimentos atingiria uma população menor, de até 50 pessoas.

A Vigilância em Saúde coletou água em dois locais na Praia de Pitangueiras. As amostras foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e o resultado deve sair neste mês.

Procurada, a Sabesp informou, por meio de nota, que "não há nenhum problema com a qualidade da água entregue no Guarujá". Segundo o texto, a água fornecida à população é potável e atende os padrões do Ministério da Saúde. Apesar de os municípios serem obrigados a notificar o ministério no caso de surto de diarreia, até ontem o governo federal não havia sido comunicado pela prefeitura. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host