UOL Notícias Notícias
 

08/01/2010 - 15h46

Problema em transmissão provocou apagão no AC e RO

São Paulo - O apagão de energia que afeta neste momento os Estados do Acre e Rondônia foi provocado pelo desligamento de uma linha de transmissão da Eletronorte, que liga as cidades de Ji-Paraná (RO) a Vilhena (RO). O trecho faz parte da interligação Acre, Rondônia e Mato Grosso, que conectou os dois Estados da Região Norte ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A linha foi inaugurada pela subsidiária do grupo Eletrobrás em outubro do ano passado.

De acordo com a Eletronorte, a linha de transmissão do trecho entre Ji-Paraná e Vilhena já foi religada. Porém, a conexão entre Ji-Paraná e Porto Velho ainda não retornou ao sistema. As causas do problema estão sendo analisadas, de acordo com a Eletronorte. Porém, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que chovia muito na região no momento do apagão, que ocorreu por volta das 11h20.

Segundo o ONS, o apagão afetou a rede das distribuidoras Eletroacre e Ceron (RO) e também afetou a geradora Termonorte, localizada em Rondônia. Quando houve a queda da linha de transmissão, aproximadamente 300 megawatts médios de energia saíram da rede. O ONS informou que cerca 150 megawatts médios de energia já voltaram para o sistema.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host