UOL Notícias Notícias
 

14/01/2010 - 19h08

Casos de virose em Ubatuba superam janeiro de 2009

Santos - O número de pessoas com sintomas de virose em Ubatuba esse ano já supera em quase 200 o total de atendimentos de todo o mês de janeiro do ano passado: Pelo menos 490 pacientes procuraram atendimento médico no município desde o dia 1º. O total de janeiro de 2009 foi de 298 casos. "Há um surto sim, mas não de grandes proporções ou casos graves. Não houve internações e as pessoas atendidas não retornam. Acho que elas ficam mais assustadas porque não estão na cidade onde moram", afirma o Superintendente de Proteção à Saúde de Ubatuba, Neilton Nogueira, em referência ao grande número de turistas que frequentam a cidade no verão.

Nogueira acredita que a transmissão da doença está acontecendo pelo ar, por vias respiratórias. "Nos perfis quase não há relato nenhum de consumo de alimento. Quando você tem uma intoxicação alimentar ou de água, o principal sintoma é a diarreia, mas as pessoas aqui estão mais com vômito e dor de estômago", diz o biólogo, completando que os casos não se concentram em um ponto e estão espalhados pela cidade.

A prefeitura já coletou material dos pacientes e aguarda o laudo do laboratório Adolpho Lutz, que deverá ser concluído, segundo Nogueira, entre 10 a 15 dias. "Se tratando de um vírus de transmissão respiratória, não tem muito o que fazer, a não ser orientar as pessoas para evitar aglomeração", explicou.

Assim como Ubatuba, os demais municípios do Litoral Norte estão em alerta. Em São Sebastião, foram registrados 192 casos de diarreia entre 6 e 12 de janeiro e a Prefeitura está orientando as pessoas a ficarem atentas à água e alimentos que consomem neste período de verão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host