UOL Notícias Notícias
 

14/01/2010 - 18h49

Falha no sistema de proteção causou apagão no AC e RO

Brasília - A estatal Eletronorte informou hoje que o apagão que atingiu na sexta-feira passada os Estados do Acre e Rondônia, durante cinco horas, foi causado por uma falha no sistema de proteção. A empresa entregou hoje oficialmente à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) seu relatório sobre o blecaute.

Segundo a Eletronorte, houve uma queda da linha que liga os dois Estados com o Sistema Interligado Nacional (SIN). Essa rede foi inaugurada em outubro passado e marcou a integração dos dois Estados ao sistema nacional. De acordo a Eletronorte, quando cai uma linha como essa, existe um dispositivo, conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), que mantém um porcentual de carga remanescente baseado nas usinas locais que garante o abastecimento.

De acordo com a estatal, a região tem usinas térmicas e hidrelétricas suficientes - que supriam os dois Estados na época em que estavam isolados - que dariam conta de manter o fornecimento até que a conexão com o SIN fosse restabelecida. A Eletronorte informa que está investigando a razão pela qual o ERAC não atuou conforme o desejado e anuncia que tornará pública essas investigações assim que tiver uma conclusão.

Em novembro do ano passado, um blecaute de grandes proporções atingiu 18 Estados do País após queda das linhas que ligam a hidrelétrica de Itaipu ao Sudeste. Alguns analistas chegaram a apontar que, naquele caso, poderia ter havido falha no sistema de ilhamento, mas em mais de uma ocasião, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) negou que esse sistema de proteção tenha falhado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h49

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h50

    -1,94
    61.423,46
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host