UOL Notícias Notícias
 

15/01/2010 - 18h56

Ribeirão Preto-SP começa ano com epidemia de dengue

Ribeirão Preto - Ribeirão Preto vive uma epidemia de dengue, com 105 casos confirmados entre 1º de janeiro e hoje. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a cada 10 exames realizados de casos suspeitos, quatro são positivos. A Vigilância Epidemiológica tenta acabar com os focos da doença através de uma "força-tarefa", mas enfrenta dificuldades porque 28% das residências ficam fechadas.

Ontem foram divulgadas mais 16 confirmações da doença, e existem cerca de 150 casos suspeitos que ainda dependem de resultado dos exames. Para dar agilidade nesses exames, os agentes de saúde montaram uma espécie de "brigada". Eles percorrem as unidades de atendimento duas vezes ao dia recolhendo as amostras de sangue de pessoas com suspeita de dengue e encaminham para o Laboratório Municipal.

No laboratório ficam quatro biomédicos, três técnicos, três estagiários, além de quatro agentes administrativos, trabalhando das 7h às 17h30 para conseguir liberar dois lotes dos exames por dia.

"Nos organizamos para uma situação de emergência, dobramos as cargas horárias para dar conta da demanda porque estamos recebendo uma média de 40 exames por dia, e a positividade deles é considerada alta, em torno de 50%", disse a encarregada do laboratório, a biomédica Elaine Cristina Manini Minto.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h09

    0,26
    3,288
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h17

    -0,58
    62.888,31
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host