UOL Notícias Notícias
 

16/01/2010 - 09h30

Com atraso, está no ar simulador de IPTU de 2010

São Paulo - Começou a funcionar anteontem, com mais de um mês de atraso, um simulador na internet para calcular o valor do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) de 2010. A ferramenta virtual está disponível no site www3.prefeitura.sp.gov.br/simu2010 e ficou pronta no mesmo dia em que começaram a ser enviados aos contribuintes os carnês do imposto.

A intenção da Prefeitura era divulgar antecipadamente os reajustes no tributo, que chegam a 30% para imóveis residenciais e a 45% para os restantes. Mas o sistema demorou a ser desenvolvido pela Prodam, empresa municipal de processamento de dados. É preciso ter em mãos o número do contribuinte, que está impresso nos boletos dos anos anteriores. O simulador mostra o valor total a ser pago e não considera descontos como os da Nota Fiscal Eletrônica.

Os carnês começaram a chegar ontem e serão entregues até o dia 18 de fevereiro, de acordo com a data de vencimento. Se o pagamento for feito de uma só vez, o contribuinte terá direito a um desconto de 6%. Mas o pagamento do tributo pode ser feito em dez parcelas. Quem discordar dos novos valores do IPTU tem 90 dias a partir do recebimento do carnê para contestar a Prefeitura. O pedido de reavaliação deve ser feito na Secretaria de Finanças (Vale do Anhangabaú, 206), de segunda a sexta, das 8h às 18h. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host