UOL Notícias Notícias
 

16/01/2010 - 08h23

Norovírus causa surto de diarreia em Olímpia-SP

São Paulo - Os casos de diarreia registrados em Olímpia, cidade localizada a 434 km de São Paulo, foram causados pelo norovírus, transmitido por meio de água e alimentos contaminados. O nome do vírus foi divulgado ontem pela prefeitura com base nos primeiros resultados das análises feitas pelo Instituto Adolfo Lutz. No litoral, onde houve aumento de casos de diarreia neste ano em comparação com 2009, os médicos têm tratado os pacientes como se estivessem com virose, embora ainda não saibam qual é o vírus.

Ontem, o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, falou pela primeira vez em surto de diarreia, destacando ser um evento "comum nesta época do ano e que ainda não se sabe a causa". "(O surto) começou no litoral e está indo para o interior", afirmou.

Segundo o infectologista da Unesp Carlos Magno Fortaleza, o Programa de Monitoramento de Doenças Diarreicas Agudas, da Vigilância Sanitária, tem registrado índice de casos acima do esperado até para o verão. Ele também afirma que o norovírus é um dos principais causadores de diarreia. "É possível que ele também seja o responsável pelos surtos no litoral e em outras cidades do interior", diz Fortaleza.

O Instituto Adolfo Lutz está analisando material enviado pelas cidades de Ubatuba, Praia Grande e Guarujá. Segundo a secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, o governador José Serra determinou que a Sabesp redobre a vigilância sobre a água distribuída na região. Ontem, a Cetesb colheu amostras da água do mar no Guarujá e em Santos.

Em Olímpia, a análise do Adolfo Lutz foi feita com amostras de pacientes contaminados e de alimentos servidos em restaurantes. O município registrou 446 casos desde 30 de dezembro. Quatro pessoas estão internadas e outras dez notificações foram feitas ontem. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host