UOL Notícias Notícias
 

17/01/2010 - 11h27

Cidade da Criança reabre após 5 anos em São Bernardo

São Paulo - A tradicional Cidade da Criança, localizada em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, reabre hoje com entrada gratuita e tenta reviver a magia que inspirou crianças e jovens nas décadas 70 e 80. O parque estava fechado desde outubro de 2005 e chegou a ser reaberto no fim de 2008. No entanto, o prefeito Luiz Marinho (PT) determinou a interdição do local ao assumir o comando do município, em janeiro do ano passado. Ele alegava que o parque não dispunha de infraestrutura em iluminação e acessibilidade para portadores de deficiência física.

Ao todo, 18 atrações estão disponíveis para o público. O teleférico e o submarino, muito procurados no passado, devem ser abertos apenas no fim do primeiro semestre. A reforma da Cidade da Criança, na gestão do prefeito Marinho, custou R$ 1,3 milhão. O local tem 20 monitores para auxiliar os visitantes. Além das atrações destinadas ao público infantil, há também um espaço para caminhadas.

A principal meta da atual administração do parque é aumentar o número de atrações. Para tanto, o executivo municipal estuda estabelecer parcerias com o poder privado. "As empresas podem contribuir com brinquedos elétricos", sugere o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jefferson José da Conceição. O edital que determina as regras para a parceria deve ser divulgado até junho deste ano. O parque teve 36 atrações no seu auge.

Somente na primeira semana as pessoas poderão visitar a Cidade da Criança sem pagar nada. A partir do dia 25, o ingresso para alguns brinquedos será cobrado. "Ainda não temos o valor definido, mas será um preço popular", garante o administrador do parque, Felipe de Azevedo. Apesar de o parque ter permanecido fechado quase cinco anos, a prefeitura garantiu que os brinquedos estão bem conservados. "Mantivemos o parque como se ele estivesse funcionando. Nada foi deteriorado", afirma Azevedo. As informações são do Jornal da Tarde.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,71
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,12
    68.634,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host