UOL Notícias Notícias
 

21/01/2010 - 15h08

Kassab culpa crescimento desordenado por enchentes

São Paulo - O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), isentou hoje a administração municipal de culpa pelos alagamentos que tomaram conta da cidade depois do temporal desta madrugada. Kassab atribuiu os problemas a uma combinação entre chuvas muito intensas e crescimento desordenado da cidade.

"O que está acontecendo evidentemente é resultado de uma chuva muito intensa e da impermeabilização excessiva da cidade de São Paulo, um problema identificado há muitos anos", afirmou o prefeito, em entrevista coletiva.

Na sua avaliação, as inundações são "fruto da ausência de planejamento no crescimento da cidade, que não levou em consideração suas características naturais, com muitos córregos e rios". "Infelizmente a cidade foi ocupada sem planejamento. Essa é a razão das inundações", reiterou.

Kassab insistiu que os investimentos que a Prefeitura vem fazendo em drenagem têm surtido efeito e serão mantidos. Segundo ele, os córregos Pirajuçara e Aricanduva, áreas em que a administração municipal realizou investimentos, não alagaram. "Os investimentos da Prefeitura nessas duas áreas em drenagem estão surtindo efeito", afirmou. "A cidade não ficou sem resposta."

De acordo com o prefeito, a Vila Mariana, zona sul de São Paulo, teve um índice pluviométrico de 112 milímetros, o que, segundo ele, é talvez o "maior nível de chuvas na região nos últimos 50 anos".

Kassab tentou tranquilizar a população e disse que, até o fim de junho, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) fará um mapeamento das áreas de risco para permitir que a Prefeitura, ao realizar investimentos em habitação, "erre pouco ou quase nada" e "beneficie áreas mais críticas".

Durante os últimos dois meses, empreendimentos públicos como os apartamentos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) e o Centro Educacional Unificado (CEU), construídos no Jardim Pantanal, zona leste da cidade, ficaram alagados.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h39

    0,17
    3,285
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h44

    0,23
    63.402,98
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host