UOL Notícias Notícias
 

21/01/2010 - 20h42

Rio ainda tem trechos sem energia elétrica

Rio - O problema de falta de energia em alguns pontos do Rio de Janeiro ainda persiste, afirmou esta noite o assessor da presidência da Light, José Mário Ribeiro, em entrevista à Agência Estado. Ele informou que a queda de energia na madrugada desta quinta-feira deixou 19 bairros sem luz, entre a zona Oeste, zona Norte e zona Sul. No total, 8% dos clientes foram afetados, disse ele. A Light atribuiu o fato ao forte temporal que caiu ontem sobre a cidade.

"Pelos meus anos de experiência na companhia, sei que o primeiro temporal do ano sempre derruba galhos e árvores mais fracas, prejudicando as linhas de transmissão", afirmou, destacando que isso deve minimizar nas próximas semanas.

O assessor também destacou que, apesar de esta queda de energia na cidade ser tradicional por conta dos temporais de verão, a empresa este ano está mais no "foco" por conta dos apagões que ocorreram na zona Sul e Baixada Fluminense no final do ano devido à dificuldade de atendimento da demanda elevada este ano.

"Estamos vivendo um verão atípico, com temperaturas mais elevadas e trabalhando com nossa capacidade máxima", disse, destacando que a companhia está mantendo esquemas de plantão emergencial antes só realizados durante o Reveillon e Carnaval. Segundo ele, a Light está mantendo 120 equipes de plantão, ou seja, 40 a mais do que as 80 usuais.

Ribeiro também afirmou que, do plano de substituição dos 700 transformadores antigos, que podem ter sido a causa dos apagões do final do ano, pelo menos 400 já foram trocados e o restante da operação deve ocorrer até o final do ano.

Além disso, ele disse que a Light vai antecipar para três anos o prazo para realização do programa de substituição e modernização do cabeamento subterrâneo, que vai consumir R$ 360 milhões e estava previsto para ser realizado em dez anos. "Com estas medidas pretendemos minimizar os riscos de novas quedas de energia", disse.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host