UOL Notícias Notícias
 

27/01/2010 - 14h02

Atibaia já tem 900 famílias atingidas por alagamento

Em São Paulo

Subiu para 900 o número de famílias afetadas pelos alagamentos em Atibaia, cidade do interior de São Paulo, segundo informações da Defesa Civil municipal de hoje. O excesso de chuvas e o transbordamento das represas Atibainha e Jaguari, do Sistema Cantareira, ajudaram a elevar o nível do Rio Atibaia de ontem para hoje, provocando os alagamentos. Ainda de acordo com o órgão, são 150 famílias desalojadas - as que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares - e 66 desabrigadas - pessoas que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos -, em 15 bairros que foram atingidos.

Você mudou sua rotina
por causa da chuva?

 

 As chuvas fortes das últimas semanas, de acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), elevaram a quantidade de água armazenada em várias represas de São Paulo, especialmente as do Sistema Cantareira. O volume de chuva em dezembro de 2009 e nos primeiros dias de janeiro deste ano é excepcional e, em um dos casos (represa Jaguari), é o maior ocorrido nos últimos 70 anos.

O caso mais significativo é o das represas Atibainha e Cachoeira que, na manhã de ontem recebiam 70 m³ por segundo de água dos rios que as formam e retinham cerca de 75% desse volume de água, deixando passar apenas 18 m³ por segundo para o Rio Atibaia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host