UOL Notícias Notícias
 

27/01/2010 - 11h16

Bovespa abre em baixa, à espera de dados dos EUA

São Paulo - A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu o dia em baixa, dando continuidade à realização de lucros, após acumular queda de mais de 6% nos quatro últimos pregões. Às 11h12, o índice Bovespa (Ibovespa) recuava 0,16%, para 65.419 pontos.

Embora a aversão ao risco prevaleça nos mercados e a Bovespa tenha iniciado o dia com perdas, os mercados em Nova York podem interromper o movimento de realização de lucros dos últimos dias no Brasil, pelo menos até o anúncio da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), no fim da tarde.

A retomada do sinal positivo nos mercados norte-americanos será testada hoje, diante da série de eventos econômicos e corporativos previstos para o dia. Além da decisão do Fed, o mercado aguarda o primeiro discurso do presidente Barack Obama sobre o Estado da União, previsto para o fim da noite de hoje. No começo da tarde serão divulgados nos EUA o indicador de vendas de imóveis residenciais novos e os números semanais dos estoques comerciais de petróleo bruto e derivados.

A alta nos preços do petróleo na manhã de hoje também contribui para aliviar a Bovespa, dando margem de reabilitação à Petrobras. Hoje, a nova vedete do setor petrolífero, a OGX, também divulgou a meta de produzir 1,4 milhão de barris de petróleo por dia em 2019. De acordo com a empresa, os resultados das perfurações até o momento foram "capazes de revelar uma nova província no sul da Bacia de Campos e quebrar paradigmas quanto a qualidade e o potencial dos reservatórios nesta área".

Ontem, mais uma empresa do Grupo EBX, a OSX, entrou com pedido de registro de oferta pública primária de ações ordinárias na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a ser realizada no Brasil com esforços de vendas no exterior. A companhia será a quinta controlada pelo empresário Eike Batista a fazer oferta de ações na Bovespa.

Também em relação ao lançamento de papéis, encerra-se hoje a formação de preços para a primeira oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) de 2010 na Bolsa, o da Aliansce Shopping Centers, que poderá servir de termômetro para as demais operações que estão em andamento.

O noticiário corporativo também vai ganhando vigor. A Santos Brasil abre após o fechamento a temporada brasileira de balanços do quarto trimestre de 2009. Nos EUA, são esperados os resultados de mais quatro componentes do índice Dow Jones: United Technologies, Boeing, Caterpillar e Kraft Foods.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host