UOL Notícias Notícias
 

03/02/2010 - 11h07

Bovespa abre em baixa de olho na agenda nos EUA

São Paulo - A divulgação de mais uma série de indicadores nos Estados Unidos deve testar a recuperação da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) iniciada há dois dias, que recolocou ontem o índice Bovespa (Ibovespa) na casa dos 67 mil pontos. Mas a proximidade da divulgação dos dados do mercado de trabalho nos Estados Unidos, nesta sexta-feira, embute uma dose de cautela aos negócios, apesar do humor externo seguir favorável. Às 11h05, o Ibovespa, que abriu em baixa, cedia 0,32%, aos 66.942 pontos, com o mercado mostrando hesitação.

A redução da aversão ao risco será testada às 11h15, quando será anunciado o relatório de emprego no setor privado norte-americano em janeiro, da ADP/MA, que é visto como uma prévia do dado mais amplo, programado para sexta-feira. Outro ponto forte da agenda hoje é o índice ISM de atividade no setor de serviços, que sai às 13 horas.

Porém, o exterior aguarda os indicadores econômicos no azul, na expectativa de que os novos números sigam o viés favorável dos dados recentemente anunciados. A aprovação do plano de ajuste fiscal da Grécia pela União Europeia (UE) também contribui para a melhora do sentimento nos mercados, apesar dos alertas feitos pela UE de que mais cortes de gastos e novos impostos podem ser necessários para ajustar as finanças públicas gregas.

Essa decisão puxou o dólar para baixo ante as principais moedas estrangeiras, e beneficia as commodities, que seguem em alta. Os ganhos do petróleo e dos metais básicos no exterior tendem a impulsionar as blue chips na Bolsa. Além disso, o UBS concedeu um upgrade à Vale e recomendou que seus clientes adquiram ações de mineradoras que passaram recentemente por uma correção, tendo em vista o bom momento da demanda física, que dá sinais de força na primeira metade deste ano.

Outro destaque no setor corporativo doméstico fica por conta da Cielo (ex-VisaNet), que divulga seu balanço financeiro referente ao quarto trimestre e ao exercício de 2009 após o fechamento. E hoje será fechado o preço da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da Multiplus, empresa controlada pela TAM que cuida dos programas de fidelidade da companhia aérea e de parceiros. Os papéis da companhia devem estrear no Novo Mercado da Bovespa na sexta-feira.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host