UOL Notícias Notícias
 

10/02/2010 - 20h46

Bolsas de NY fecham próximas da estabilidade

Nova York - Os principais índices do mercado de ações dos EUA fecharam em leve queda, pressionados pela preocupação dos investidores com a situação fiscal da Grécia, embora os papéis do segmento financeiro tenham impedido um declínio mais acentuado das bolsas, impulsionados pelos comentários do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano, Ben Bernanke, sobre os juros norte-americanos.

Segundo analistas, os investidores que ainda estão preocupados com o déficit orçamentário da Grécia evitaram fazer apostas mais ousadas até que seja divulgado oficialmente se haverá efetivamente um pacote de auxílio à Grécia. Muitos acreditam que esse anúncio pode ocorrer amanhã.

O Dow Jones caiu 20,26 pontos, ou 0,20%, para 10.038,38 pontos. O Bank of America teve o desempenho mais forte entre os componentes do índice, subindo 1,38%, acompanhando o movimento de alta das demais ações do segmento financeiro após Bernanke afirmar em um comunicado que a economia dos EUA ainda exige políticas monetárias altamente acomodatícias.

A autoridade afirmou também que o Fed pode apertar a política monetária por meio de um aumento no juro pago às instituições financeiras pelos recursos que elas deixam depositados banco central, de forma que este juro seja superior à taxa dos Fed Funds, utilizada como referência para empréstimos interbancários no overnight.

Isso incentivaria as instituições financeiras a depositar dinheiro no Fed em vez de emprestar os recursos para empresas ou consumidores e ajudaria o banco central a evitar um eventual superaquecimento da economia e um aumento da inflação.

Entre os demais índices, o Nasdaq recuou 3 pontos, ou 0,14%, para 2.147,87 pontos. O S&P 500 perdeu 2,39 pontos, ou 0,22%, para 1.068,13 pontos. O declínio ocorreu em uma sessão com baixo volume de negociações devido a uma nevasca que atingiu a cidade de Nova York.

Na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse, na sigla em inglês), o volume negociado alcançou 1,008 bilhão de ações, de 1,238 bilhão de ações na terça-feira. No Nasdaq, o volume somou 1,974 bilhão de ações negociadas; 1.297 ações subiram e 1.325 caíram. As informações são da Dow Jones.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,79
    3,152
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    1,18
    65.148,35
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host