UOL Notícias Notícias
 

11/02/2010 - 13h15

Seguem sem água 5 mil moradores de Taboão da Serra

São Paulo - Cerca de 5 mil moradores do Jardim São José, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, continuavam sem água no início da tarde de hoje por conta do rompimento, ocorrido no domingo, da adutora de grande porte, entre as avenidas Chucri Zaidan e Roque Petroni Junior. O conserto da adutora foi finalizado às 14 horas de terça-feira.

De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), já foram disponibilizados nove caminhões-pipa para atender os moradores que continuam sem água em Taboão. No Butantã, zona oeste de São Paulo, persistem alguns casos pontuais, que serão atendidos por caminhão-pipa.

O abastecimento está regularizado para todos os outros bairros afetados. Na madrugada de hoje, o fornecimento de água foi normalizado nos bairros Morumbi, Jardim Ângela e em Embu, com alguma intermitência em regiões mais altas.

Vila Sônia, Pirajussara, Jardim São Luiz, Campo Belo, Americanópolis, Interlagos, Raposo Tavares, Jardim Campestre e Granja Viana já contavam desde ontem com o fornecimento de água regularizado.

O rompimento da adutora ocorreu por causa das fortes rajadas de vento durante a chuva da madrugada de domingo. A ventania provocou o destelhamento da Estação Elevatória Theodoro Ramos. Já a chuva danificou os painéis elétricos da estação e provocou uma parada abrupta das motobombas.

Essa parada repentina criou uma onda de pressão, que se propagou dentro da tubulação a uma velocidade alta e afetou a válvula que faz a descarga da adutora, ocasionando o rompimento. A distância da estação elevatória ao ponto do rompimento é de 6,3 quilômetros.

Ainda segundo a empresa, desde o início da operação, cerca de 1 milhão de litros de água - suficientes para abastecer 10 mil habitantes - foram distribuídos por caminhões-pipa. A Sabesp está à disposição pela Central de Atendimento 195, que funciona 24 horas. A ligação é gratuita. Atendimentos também podem ser feitos via chat ou por e-mail pelo site www.sabesp.com.br.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h49

    -0,12
    3,275
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host