UOL Notícias Notícias
 

14/02/2010 - 05h07

Carnaval 2010: Gaviões e Ronaldo levantam torcida

São Paulo - Em um desfile que agradou a diretoria da escola no aspecto técnico e empolgou a arquibancada, tanto pelo tema quanto pela presença do atacante Ronaldo, a Gaviões da Fiel misturou política, religião, futebol e paixão para homenagear o centenário do Corinthians. "Foi tecnicamente perfeito, agora esperamos o título", afirma Regina Dercoli, diretora de harmonia. Ela também comemorou o fato de a agremiação ter acabado o desfile dentro do tempo, sem correria.

Logo no primeiro carro alegórico, a escola misturou passado e presente ao trazer a velha-guarda e diversos atletas do time atual. Já a segunda alegoria tratou da ligação do clube com a religião, tema abordado também no samba-enredo "Corinthians... Minha Vida, Minha História e Meu Amor".

O terceiro carro foi uma homenagem à torcida e aos grandes títulos. Diversos torcedores uniformizados interpretavam a Gaviões na arquibancada, com direito a mosaico e bandeirão. Atletas que participaram de algumas das maiores conquistas do clube, como Dinei (Mundial de Clubes de 2000 e três Campeonatos Brasileiros), Neto e o ex-goleiro Ronaldo (Brasileiro de 1990) e Basílio, autor do gol do título Campeonato Paulista de 1977, que tirou o time de uma fila de 23 anos sem conquistas.

Já o quarto carro alegórico foi dedicado ao período conhecido como Democracia Corintiana (1982-83). Assim como pelas conquistas, o time ficou famoso pelo discurso a favor da volta das eleições diretas no Brasil no final do período da ditadura. E a alegoria simbolizava ligação com a política. Entre os destaques desse carro estavam os ex-jogadores Biro-Biro, Wladimir e Sócrates. "A Gaviões representa o povo. E o Corinthians é a bandeira desse povo", disse Sócrates.

Ronaldo

A bateria, orgulho da escola, teve como madrinha a apresentadora Sabrina Sato. "Minha fantasia tinha um coração para simbolizar o amor do corintiano pelo seu time", afirmou. A estudante Geisy Arruda, que ganhou notoriedade ao ser hostilizada por alunos da Uniban por ir com um vestido curto à aula, também desfilou.

Mas a joia do desfile ficou guardada para o quinto carro, que representou o carnaval da Gaviões: o atacante Ronaldo. Muito assediado, ele chegou, momentos antes do desfile, a descer do carro para ir ao banheiro, causando alvoroço. Problema resolvido, ele levantou a torcida por onde passou. E no fim, desceu do carro em meio a um forte empurra-empurra e voltou à passarela sem falar com a imprensa.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host