UOL Notícias Notícias
 

15/02/2010 - 00h26

Carnaval 2010: União da Ilha tem problema em carro

Rio de Janeiro - A União da Ilha foi a primeira escola a entrar na avenida hoje, na programação do Grupo Especial do Rio de Janeiro. E trouxe a carnavalesca Rosa Magalhães - que passou 18 anos na Imperatriz Leopoldinense - no comando do desenho das fantasias e da empolgação dos 4 mil integrantes da agremiação. Sob o enredo "Dom Quixote de La Mancha, o Cavaleiro dos Sonhos Impossíveis", o grupo fez um desfile em que mostrou que merece permanecer na elite do carnaval carioca.

Dispensada da Imperatriz sem aviso prévio, Rosa Magalhães pensou até em deixar de trabalhar no carnaval. No entanto, resolveu aceitar o convite da União da Ilha. "Só fiquei no carnaval porque eu realmente gosto. É uma trabalheira danada, eu engordo como uma condenada, mas é um grande exercício de uso de material, de efeitos."

O presidente da escola, Ney Filardi, dá todo apoio à carnavalesca e sonha, em longo prazo, com o título inédito. "Ter a Rosa como carnavalesca dá prestígio para a escola. Mostra que a Ilha quer ficar no grupo especial. Ela vai nos dar o que a Ilha nunca teve."

Rosa Magalhães teve de trabalhar com um orçamento apertado. A escola não gastou mais de R$ 5 milhões - e grande parte dessa verba foi usada na compra de carros alegóricos. Ela afirmou, porém, que se esmerou nos detalhes e no estilo rebuscado para conquistar o público.

O desfile da União da Ilha deste ano vai colocar à prova os 39 anos de experiência de Rosa Magalhães em carnaval. "Estar numa escola nova depois de tantos anos de carnaval é bom. Muda tudo."

Problema

A União da Ilha teve um problema com o quarto carro alegórico. A alegoria com os moinhos de vento enfrentou dificuldades para entrar na avenida. O carro precisou de ajuda de um guindaste para se integrar ao desfile, pois era mais alto que o viaduto de passagem. A escola pode ser penalizada nos quesitos evolução e harmonia, já que teve de diminuir o ritmo e perdeu a cadência que vinha mantendo desde o início.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host