UOL Notícias Notícias
 

16/02/2010 - 18h12

Maestro Forró embala bonecos gigantes em Olinda

Olinda - "Agora sou imortal". Francisco Amâncio da Silva, o criativo, irreverente e carismático maestro Forró, e a sua Orquestra da Bomba do Hemetério, agora retratados como bonecos gigantes, deram um show de alegria em retribuição à homenagem, na abertura da 23ª edição do encontro dos grandões - marca desta terça-feira do carnaval de Olinda.

 

Showman que canta, dança, rege a orquestra com as pernas - de ponta cabeça - e interage com os músicos e público fazendo-os participar inteiramente do espetáculo, Forró, 34 anos, fez apresentação no Largo do Guadalupe, local de concentração dos bonecos, às 11 horas.

 

Com seu visual habitual - óculos escuros, camisa colorida, gravata e bermuda -, subiu na estrutura lateral do palco até o alto, cantando "Tô doidão" de Reginaldo Rossi, e deu uma amostra da sua arte de executar frevos tradicionais em vários ritmos - maracatu, côco, valsa. Ao lado do seu gigante, acompanhou o cortejo de cerca de 100 bonecos, por mais de duas horas, até chegar à sede da prefeitura,na Rua de São Bento, quando deu mais uma canja.

 

Logo na saída, depois do meio-dia, a surpresa: o Homem da Meia Noite, boneco mais antigo de Olinda, de 78 anos, amado pela população, apareceu imponente, posudo, para prestigiar o encontro. De fraque branco - a cor usual é o verde - ele cumprimentou as pessoas fazendo reverências e emocionou o bonequeiro e idealizador do encontro de gigantes, Silvio Botelho, que faz os bonecos há 36 anos. "Estou arrepiado". Há pelo menos oito anos o Homem da Meia Noite - o boneco original, com quatro metros de altura e 49,5 quilos - não aparecia no desfile. Ele raramente sai de dia. Uma réplica menos pesada costuma representá-lo em festividades ligadas ao carnaval. Ele não acompanhou o cortejo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host