UOL Notícias Notícias
 

16/02/2010 - 07h00

Chuva na zona sul causa 77ª morte em SP

São Paulo - A forte chuva que caiu na noite de ontem na região de Cidade Ademar, na zona sul da cidade de São Paulo, fez a 77ª vítima, considerando todo o Estado, desde o dia 1º de dezembro de 2009. Por volta das 21h30, moradores da Favela da Vila Joaniza ajudaram os bombeiros a retirar um homem, ainda não identificado, do Ribeirão do Aterrado. A vítima, que já chegou ao pronto-socorro municipal do Jabaquara sem vida, foi retirada da água com parada cardiorrespiratória.

O corpo do homem só não foi levado embora pela enxurrada porque parou em uma pilastra de concreto, arrastada para dentro do córrego. Segundo os moradores, a chuva durou quase três horas. A região entrou em estado de atenção às 19h20. A vítima teria caído no leito do ribeirão, que transbordou, ao não perceber que estava próximo da margem. Até a 1h30 de hoje, nenhum morador da favela havia reconhecido o corpo, que já estava sem roupa e bastante deformado.

Várias casas construídas perto do Ribeirão do Aterrado também estão comprometidas. O mesmo ocorre com as frágeis pontes de madeira e corda construídas pelos moradores ao longo do córrego.

Revoltados com os prejuízos materiais e com a morte de um dos moradores, um grupo de pessoas montou fogueiras a céu aberto, utilizando entulhos e objetos destruídos pela chuva. Um ônibus da Viação São Jorge que seguia para a garagem foi parado e incendiado pelos manifestantes na Avenida Yervant Kissajikian. O motorista e o cobrador saíram ilesos.

Outras vítimas

A 75ª morte causada pelas chuvas foi a de Rafael Silva Paz, de 8 anos, cujo corpo foi encontrado por volta das 14 horas do último dia 7, no Rio Cotia. O garoto foi levado por uma enxurrada quando pescava com alguns amigos no rio, na Estrada Fernando Nobre, ao lado de um pesqueiro, próximo ao quilômetro 28 da Rodovia Raposo Tavares.

A 76º vítima foi João Vitor, de 11 anos, que no dia 3 caiu no córrego Jacu-Pêssego, na zona leste de São Paulo, durante um temporal. Seu corpo foi arrastado até o Rio Tietê e encontrado no dia 10 na margem da barragem de Pirapora, em Pirapora do Bom Jesus, na Grande São Paulo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host